Pular para o conteúdo A+ A A- Contraste

Visualizando artefato


Nome Descrição Tipo
Páginas que entram automaticamente   Alguns programas e sites estão adicionando links automáticos de propaganda em suas instalações. Outro

Adicionado por: Paulo Henrique (Universidade Federal de Goiás).



Links automáticos(abertos instantaneamente)

19 avaliações realizadas



Feita em: 30/05/2011 porUser photo Paulo Henrique - Critério de sucesso: 2.4.4 - Finalidade do Link (Em Contexto)
Avaliação: Ultimamente há vários programas que, quando instalados em sua máquina, além de desempenharem suas funções também vem com os conhecidos links automáticos que caso sua máquina possua acesso a internet o programa faz o acesso a determinados sites de propaganda como forma de publicidade.

Isso provavelmente dificulta a vida de todos e, ainda mais, de pessoas que possuem necessidades especiais. Imagine uma pessoa que possui pouco conhecimento de web e instala um programa desses e não sabe. Quando ela descobre seu computador está navegando na internet sozinho.

Comentário feito por Paulo Henrique: Outro problema que existe parecido com esse mas não com programas, mas sim com sites, onde a pessoa entra em determinado e quando olha em sua barra de navegação tem um monte de sites abertos pois o site que o usuário entrou abriu um monte de sites.

Comentário feito por Jeferson Rech Brunetta: Apesar de esses sites-propaganda serem bem chatos, existe a possibilidade da pessoa desmarcar a opção de visualizar tais propagandas.

Comentário feito por Hiago Campos Tiengo: Mas essa opção pode acabar fazendo com que o usuário não possa vizualisar uma página desejada por ele, então teria que ficar alternando nessa opção.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso
3 usuários acharam essa avaliação útil. Para marcar avaliações você precisa estar logado.


Feita em: 30/05/2011 porUser photo Thiago Afonso de Sousa - Critério de sucesso: 2.4.9 - Finalidade do Link (Apenas o Link)
Avaliação: Geralmente esses sites vem acompanhados com arquivos maliciosos. Dessa forma, não só as pessoas que possuem deficiência, como qualquer outra pessoa está susceptível a ataques desse tipo. Então acredito que seja difícil solucionar um problema desse tipo.

Comentário feito por Geise Santos: Concordo, é muito desagradável essas páginas entrando automaticamente e atrapalhando a navegação.

Comentário feito por Thalisson Estrela: Acredito que uma forma de solucionar esse problema, seria o desenvolvimento de Anti-Virus, para determinado usuário, ou até mesmo plugins da web, para bloquear páginas que entram automaticamente. Como o Rech Brunetta, comentou em cima, tem a possibilidade da pessoa desmarcar a opcão de visualizar tais propagandas.

Comentário feito por Rafael da Fonseca Rosa: Certamente é muito desagradável, mas os culpados são os desenvolvedores que deveriam agir com mais ética na criação de seus sites tornando muito melhor a navegação no mesmo.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso
1 usuário achou essa avaliação útil. Para marcar avaliações você precisa estar logado.


Feita em: 31/05/2011 por Priscila Gomes Martins - Critério de sucesso: 2.4.9 - Finalidade do Link (Apenas o Link)
Avaliação: Um usuário deficiente dificilmente conseguiria detectar as possíveis páginas abertas em seu computador quando o link fosse aberto, possibilitando a entrada de vírus que causarão danos no sistema do usuário.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 31/05/2011 porUser photo Iohan Gonçalves Vargas - Critério de sucesso: 3.1.1 - Linguagem da Página
Avaliação: Desde que tais propagandas não atrapalhem a instalação do programa, e não seja um arquivo malicioso,
acho que isto é um problema superável, pois a propaganda faz parte da arte do comércio.

Comentário feito por Thiask Alves dos Santos: Concordo, pois ninguém merece uma janela involuntária que tenha um conteúdo inapropriado.

Comentário feito por Rafael da Fonseca Rosa: Muitos programas já vem pre-configurados para instalar juntamente com ele complementos indesejáveis, isso devia ser mais claro ao usuário de forma que ele conheça tudo que ele está instalando.

Comentário feito por Thiago Afonso de Sousa: O messenger plus pode ser citado como exemplo de programa que vem pré configurado para abrir janelas indesejáveis.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 31/05/2011 por Sâmara dos Santos Souza - Critério de sucesso: 2.4.1 - Ignorar Blocos
Avaliação: Por mais que a internet promova a divulgação de diversos sites, é importante que o usuário possa escolher qual site deseja navegar, pois estes sites que abrem de forma aleatória fazem com que a atenção no qual está voltado para algo seja desfocada atrapalhando assim a navegação, pois na maioria das vezes são sites de propaganda que não são de interesse do usuário.

Comentário feito por Rafael da Fonseca Rosa: Concordo o usuário ao notar que uma aba ou janela de seu navegador abriu sem seu concentimento ele imediatamente fecha a mesma, a fim de evitar que seu computador seja infectado por um vírus.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 03/06/2011 por Bruna Rodrigues Damas - Critério de sucesso: 2.4.8 - Localização
Avaliação: As páginas que entram automaticamente são um problema, pois muitas das vezes são imperceptíveis os botão para fechar a página e principalmente pessoas que não possuem uma boa cordenação motora ou problemas de visão pode se mais dificil para observar o que está realmente procurando.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 04/06/2011 porUser photo Carlos Heitor De Souza Araujo Sanches - Critério de sucesso: 2.4.7 - Foco Visível
Avaliação: Um usuário inexperiente pode se perde de seu foco, pois ao aparecer essa pagina automaticamente ele poderá ate fechar sem querer a pagina que ele estava utilizando, deixando o usuário frustrado.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 05/06/2011 porUser photo Joao Augusto da Silva Junior - Critério de sucesso: 1.1.1 - Conteúdo Não Textual
Avaliação: Na verdade essas janelas "pop-up" que na maioria das vezes apresentam propagandas são criadas pelo próprio desenvolvedor do site, essas janelas além de ser propicias a Malware, são complicadas de serem fechadas, pois o botão de fechar na maioria das vezes ficam escondidas, impossibilitando um usuário inexperiente ou ate mesmo usuário deficiente de fechar a mesma. Hoje em dia muitos navegadores como o "Internet Explorer" possuem um mecanismo de bloquear essas janelas, nem sempre esse mecanismo dá certo, pois os desenvolvedores dessas janelas possuem um meio de burla o navegador, criando por exemplo anuncio de propagandas em Flash.

Comentário feito por Henderson Gonzaga da Rocha: pior... esses malditos pop-up são o que mata a navegação onde o portador de deficiência vai tentar fechar o pop-up a acaba abrindo outro... até mesmo para nós mesmos já é uma coisa de doido esses pop-ups.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 05/06/2011 por José de Sá Borges Júnior - Critério de sucesso: 3.2.1 - Em Foco
Avaliação: Se for somente durante a instalação de um programa como forma de publicidade, não vejo problema algum. Agora, se for como pop-up deixa o site de difícil acesso para pessoas com deficiência de coordenação motora pois eles tem que fechar essa janela.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 06/06/2011 porUser photo Filipe Abrão Marra - Critério de sucesso: 2.4.7 - Foco Visível
Avaliação: Essas páginas podem tirar a atenção do usuário, assim perdendo o foco do porque ele estava no site. Até mesmo por que alguns, são dificeis de ser fechados, pois colocam a palavra "fechar" ou o "X" muito pequeno, ou com a mesma cor do fundo, dificultando bastante o a navegação no primeiro site.

Comentário feito por Víctor Alves Amorim: Concordo, além de ser publicidades inúteis essas janelas fazem com que o usuário perca tempo e é muito dificil de serem fechadas .

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 06/06/2011 por Thiask Alves dos Santos - Critério de sucesso: 2.4.4 - Finalidade do Link (Em Contexto)
Avaliação: São um problema, pois às vezes nem achamos o botão de fechar da página, e sempre que elas abrem tiram nossa atenção.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 06/06/2011 por Leonardo Rezende Pára de Souza - Critério de sucesso: 2.4.9 - Finalidade do Link (Apenas o Link)
Avaliação: Esses tipos de páginas atrapalham muito, já que o usuário entra no site procurando um certo tipo de conteúdo, mais tem vezes que aparecem até mais de uma página automatica dificultando a navegação da pessoa.

Comentário feito por Rayner Carvalho: Intao concordo, acaba sendo nada mais nada menos que um atraso de vida. Revolta!!!!

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 06/06/2011 por Arthur Alves Amorim - Critério de sucesso: 1.1.1 - Conteúdo Não Textual
Avaliação: É realmente um problema, causa cansaço e demora, se não tem deveria haver nos melhores navegadores uma opção para que essas paginas não abramo sem o usuário permitir.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 07/06/2011 por Rafael da Fonseca Rosa - Critério de sucesso: 2.4.1 - Ignorar Blocos
Avaliação: O usuário também pode configurar seu navegador pra bloquear esses sites e toda vez que um novo fosse colocado nos sites que ele visita poderia bloquear o mesmo, pois na maioria das vezes esses sites, continuam com a mesma propaganda indesejável por muito tempo.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 07/06/2011 por Rayner Carvalho - Critério de sucesso: 2.4.4 - Finalidade do Link (Em Contexto)
Avaliação: O redirecionamento de pagina é um absurdo, é bastante chato estar navegando em uma pagina e do nada, ao clicar em um link ser redirecionamento a outro endereço. Os programadores dos sites em sua maioria fazem esses redirecionamentos pra poder ganhar dinheiro com sites que pagam por cliques'. Então o pensamento nunca é em prol do usuário que usa o site, mas sim em obter lucro com a navegação.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 07/06/2011 por Jean Daniel Dias - Critério de sucesso: 2.4.3 - Ordem do Foco
Avaliação: Com relação a instaladores que agregam propagandas: o politicamente correto seria, nesse caso, que as propagandas se resumissem a botões com a logomarca da empresa/produto relacionado, pois geralmente são vinculadas a algum produto específico e não a propaganda aleatória. Dessa formas, o usuário teria total controle e, caso fosse de seu interesse ver maiores detalhes daquela empresa/produto, clicaria no botão e daí sim haveria o redirecionamento.

Com relação aos sites: A forma arcaica de se divulgar algo automaticamente por pop-ups, felizmente está decaindo. Era uma forma muito agressiva de propaganda, independente do conteúdo e, na maioria senão totalidade das vezes, provocava a ira do usuário. Como os navegadores atuais possuem mecanismos de bloqueios de pop-up, as propagandas passaram a ser embutidas no corpo da página, "saltando" sobre o texto central. Apesar de a propaganda ser parte da alma do negócio ela deve ser comedida, evitando assim aversão ao que se quer divulgar. Uma forma de contornar esses empecilhos para o usuário seria a utilização de banners e botões em campo a parte ao conteúdo principal, para facilitar a leitura. Além disso, o ideal seria mover o código relacionados a propagandas e correlatos para um campo abaixo do corpo do texto já que, por exemplo, os programas de auxílio a usuários cegos fazem leitura "de cima para baixo" do código, o que facilitaria a navegação por parte desses usuários.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso
1 usuário achou essa avaliação útil. Para marcar avaliações você precisa estar logado.


Feita em: 07/06/2011 por Rafael da Fonseca Rosa - Critério de sucesso: 2.4.4 - Finalidade do Link (Em Contexto)
Avaliação: Se o link for importante, relacionado a página ou programa, pode ser útil, mais no caso de publicidade, totalmente desprezível.

Comentário feito por Cleiton Araujo Barcelos: Esses programas de modo geral é ruim. mesmo que ele possa ate ser de alguma utilidade, como uma propaganda de um produto que se realmente queira. pois ao meu ver é uma violação de privacidade.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 07/06/2011 por Cleiton Araujo Barcelos - Critério de sucesso: 2.4.4 - Finalidade do Link (Em Contexto)
Avaliação: De modo geral todos esses programas entram em nossas máquinas meio que como vírus, pois se fossem realmente transparentes ao usuário muitas poucas pessoas iriam instalar esses programas...

Comentário feito por Jose Antonio Duarte Junior: Programas maliciosos se aproveitam muito de tais sites q abrem paginas altomaticamente porem quem desenvolve essas paginas devem saber q no mundo virtual existem pessoas de todos os tipos como criaças, adultos, idosos, jovens, deficientes que em sua grande maioria nao tem tanto conhecimento na area da infornatica para saber lidar com problemas causados por virus que se utilizam destes anuncios, sites ou programas q abrem altomaticamente na tela.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso


Feita em: 07/06/2011 por Jose Antonio Duarte Junior - Critério de sucesso: 2.4.9 - Finalidade do Link (Apenas o Link)
Avaliação: Uma página dessas funciona como uma "faca de dois gumes", ou seja, são ótimas opções de acessibilidade devido a praticidade de acesso que elas permitem para as pessoas com qualquer tipo de deficiência, porem proporcionam uma facilidade incrível para pessoas com más intensões devido o link abrir automaticamente e poder instalar algo malicioso ou mesmo abrir algo indesejado, contudo deve-se pensar muito e analisar bem essa solução para que ela não se transforme em problema.

Reportar erro ou abusoReportar spam, erro ou abuso
Indique o conteúdo que considera inapropriadoX
(spam, erro ou abuso)
Será feita uma análise do informado e seus dados serão mantidos em sigilo.

Fechar